Bem-Vindo ao Simulador de Consórcio Embracon!

Dicas importantes para contratar um consórcio

Publicado em: 06/02/2018
Quer comprar um imóvel, mas não sabe por onde começar? Se o planejamento é o seu foco principal, o consórcio imobiliário é um meio importante e econômico que poderá ajudar na sua realização, sem sobrecarregar o orçamento. Portanto, fique atento às dicas para contratar um consórcio de maneira segura e tranquila.
 

Banco Central

É importante adquirir cota de consórcio de empresas autorizadas. Verifique junto ao Banco Central, se a administradora está ou não autorizada a funcionar antes de fechar qualquer negócio.


FGTS

O dinheiro que um trabalhador possui em sua conta no FGTS pode ser utilizado para ofertar lance, complementação da carta de crédito, amortização extraordinária ou liquidação de saldo devedor ou ainda, pagamento de parte das prestações adquiridas no consórcio de imóvel residencial.


Carta de crédito

Para garantir que você tenha o poder de compra, no consórcio, o valor da carta de crédito é sempre atualizado. Como muitos grupos de consórcio podem durar alguns anos, o valor do bem pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. Dessa forma, as administradoras realizam cálculos e atualizam o valor da carta de crédito, reajustando as parcelas. Os critérios para os reajustes devem constar no contrato, variam entre os segmentos e são diferentes entre as administradoras.
 

Contemplação

Como a contemplação no sistema de consórcio ocorre mediante aos sorteios durante as assembleias, não há como assegurar um prazo fixo, mas você poderá aumentar suas chances em caso de oferta de lance na cota.


Simulação de parcelas

Avalie muito bem as prestações que cabem no seu bolso. Fazer uma simulação de consórcio ajuda a encontrar um plano de acordo com o seu objetivo de compra, sem sobrecarregar o orçamento.
 
Fonte: ABAC / InfoMoney