Bem-Vindo ao Simulador de Consórcio Embracon!

​O que analisar ao comprar uma cota de consórcio?

Publicado em: 12/12/2017
Com a chegada do 13º salário e do final de ano, a expectativa aumenta para trocar de carro, comprar a 1ª moto e até sair do aluguel rumo à casa nova. É por isso que adquirir uma cota de consórcio está entre os planos de muitos brasileiros que acreditam ser este, um caminho para adquirir bens, formar ou ampliar um patrimônio.

Entre planejar e comprar, há quem encontre algum consumidor frustrado no meio do caminho por não ter tido o cuidado necessário ao adquirir uma cota de consórcio de uma empresa idônea e autorizada pelo Banco Central. Por isso, antes de fechar qualquer negócio, avalie essa importante questão.

Tenha em mente também, que o prazo máximo para a sua compra é o da existência do grupo. Portanto, não há como garantir uma data específica para a contemplação, uma vez que ocorre por meio dos sorteios ou oferta de lance.

A essência do consórcio é o planejamento, ou seja, cada um dos cotistas planeja a aquisição do bem e paga de forma parcelada uma quantia mensal. Por isso, ao atrasar o pagamento das prestações do consórcio, você deixa de participar dos sorteios e perde a oportunidade de ser contemplado. Dessa forma, é importante avaliar todos os planos, valores e conferir as regras da sua administradora antes de comprar uma cota de consórcio.

Você também pode adquirir qualquer tipo, marca ou modelo de bem que desejar, desde que dentro do segmento contratado, bem como ter total liberdade para escolher fornecedor, vendedor ou prestador de serviço que melhor lhe convier.

Faça uma simulação para conhecer planos e diversas possibilidades! Escolha o seu consórcio sem juros agora mesmo.
 
Fonte: ABAC / Exame / Consumo em Pauta